Pesquisar:    
  ARTIGOS DO PRESIDENTE
Matéria publicada em: 26/09/2017

Parcerias estratégicas
Setembro-Outubro/2016

Segundo definição de Aurélio Buarque de Holanda, parceria é uma “reunião de pessoas para um fim de interesse comum; sociedade, companhia”, podendo ser desenvolvida e aplicada em diversas áreas da relação humana e social, como em negócios, programas sociais e esportivos, e até na composição de músicas, entre tantas outras coisas.

Mas quero destacar algumas parcerias que se deram no âmbito da nossa ACRio, nos últimos anos, relativas mais especificamente às atribuições do Conselho Empresarial de Logística e Transporte, apresentadas como base para o desenvolvimento econômico e bem-estar social.

Refiro-me, exatamente, aos entendimentos mantidos tanto com o Governo do Estado como com a Prefeitura do Rio de Janeiro.

Com relação ao Estado, causava estranheza aos que atuam no setor do transporte de cargas a falta de um planejamento estrutural de médio e longo prazo que trouxesse, à luz da razão e do desenvolvimento, os debates sobre o papel do Rio de Janeiro na conjuntura logística regional e nacional, praticamente se desprezando a já consistente infraestrutura que temos aqui, bem como o potencial de negócios e riqueza que podemos gerar.

Da mesma forma, com relação à nossa capital, com quase 7 milhões de habitantes para serem atendidos, não se encontrava, na respectiva Secretaria Municipal de Transporte, qualquer papel que falasse de como esse número de pessoas e empresas comerciais e industriais aqui instaladas, seriam abastecidas por insumos, bens e produtos para consumo, de forma planejada e eficiente, sendo importante considerar, ainda, os portos e aeroportos que também dependem do mesmo serviço de transporte rodoviário.

Trago esses dois pontos para destacar e valorizar as parcerias que firmamos com os dois níveis de gestão pública, ao ajustar e lançar, com a Secretaria de Estado de Transporte, o Plano Estratégico de Logística e Cargas – PELC RJ 2045 e, com a Prefeitura do Rio, a instalação da Comissão Especial para tratar do transporte, logística e distribuição de cargas em nosso município.

Ambas as parcerias também servirão de base para criarmos, no Rio, a Zona Internacional de Serviços de Logística – ZIS-L, ampliando a área de atuação de nossos ativos logísticos, empresas e trabalhadores, para os estados vizinhos da Região Sudeste, com extensão também para os produtos oriundos e destinados ao Centro-Oeste brasileiro.

Trata-se, portanto, de clara e objetiva união da representação empresarial com os entes públicos, criando condições para o desenvolvimento econômico de nosso estado e cidade, ambos maravilhosos, aumentando a competitividade e a geração de negócios, e proporcionando mais trabalho e melhoria da qualidade de vida de nossos cidadãos.

Setembro/Outubro de 2016

Eduardo F. Rebuzzi
Presidente do Conselho Empresarial de Logística e Transporte da Associação Comercial do Rio de Janeiro – ACRio
Presidente da Federação do Transporte de Cargas do Estado do Rio de Janeiro – FETRANSCARGA



FETRANSCARGA - FEDERAÇÃO DO TRANSPORTE DE CARGAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Todos os Direitos Reservados © 2018 - Todo conteúdo deste site é de uso exclusivo da FETRANSCARGA