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Matéria publicada em: 11/02/2019

Comunicado CONET – João Pessoa (PB)

Estudos do DECOPE indicam que o TRC começa a sair da crise, mas a esperada recuperação do valor do frete rodoviário de carga ainda não veio

Seguindo a sistemática de apuração semestral de índices de variação de fretes do segmento transportador rodoviário de cargas, a pesquisa realizada pelo DECOPE/NTC no mês de janeiro último aponta para uma defasagem média de 13,0%, sendo de 9,6% nas operações com transporte de cargas fracionadas e de 15,5% nas com cargas lotações.

Outro dado que continua preocupando é a falta do recebimento dos demais componentes tarifários, tais como frete-valor e GRIS. E ainda se verifica que muitos usuários não remuneram adequadamente o transportador com relação a outros custos e serviços adicionais não contemplados nas tarifas normais. Enquadram-se nesta categoria, por exemplo: a cobrança da EMEX para o estado do Rio de Janeiro; a TRT para as regiões que possuem restrição à circulação de caminhões; os serviços de paletização e guarda/permanência de mercadorias; o uso de escoltas e planos de gerenciamento de riscos customizados e o uso de veículos dedicados, dentre outros.

É importante realçar que, muitas vezes, os custos com esses serviços são superiores ao próprio frete, daí tratar-se de situação injusta, que precisa ser resolvida pelo mercado.

Finalizando, é oportuno lembrar que estamos novamente próximos de um período de crescimento da economia, quando as demandas crescem e os gargalos logísticos se estreitam, razão pela qual o alerta continua visando a preservação da saúde financeira da empresa e a recomposição da defasagem, configurando-se a necessidade de que contratantes e transportadores encontrem o equilíbrio em suas relações comerciais como forma de manter a regularidade em suas operações.

João Pessoa/PB, 07 de fevereiro de 2019.
Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística



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