NOTICIAS
Matéria publicada em: 04/11/2019

Ciclo de palestras debate concessões e parcerias público-privadas na ACRJ

Fonte: ACRJ

O Conselho Empresarial de Logística e Transporte (CELT) da Associação Comercial do Rio de Janeiro iniciou, no dia 1o de novembro, um ciclo de palestras para discutir as concessões e as parcerias público-privadas (PPPs) no setor. A primeira apresentação foi do advogado e professor Maurício Portugal Ribeiro, que fez a palestra sobre o Ambiente Concessório no Brasil.

Hugo Leal, deputado federal; Delmo Pinho, secretário de Estado de Transportes e presidente do CELT; Daniel Homem de Carvalho, vice-presidente Jurídico da ACRJ; Eduardo Rebuzzi, presidente da FETRANSCARGA e vice-presidente do CELT, e Mauro Ribeiro Viegas Neto, representando a FIRJAN









Maurício Portugal Ribeiro

Especialista na estruturação, nos aspectos regulatórios e no equilíbrio econômico-financeiro de contratos de concessão e PPPs, Portugal contextualizou a discussão sobre a participação privada em infraestrutura no país. Segundo ele, entre outras questões, há enorme demanda de infraestrutura; problemas orçamentários e fiscais atuais que impedem que o problema seja resolvido por meio de investimentos públicos, e necessidade de renovação do programa de participação privada em infraestrutura que mobilize capitais privados para dar cabo do problema.

José Carlos Leitão

O engenheiro José Carlos Leitão, especialista em gestão ferroviária, fez uma apresentação sobre Conceitos Aplicáveis à Análise de Fluxos de Caixa. Para ele, os conceitos na análise de Fluxos de Caixa de uma concessão devem ser aplicados na elaboração da modelagem inicial de uma concessão no estudo de equilíbrio. E, periodicamente, quando houver necessidade de reequilibrar a concessão e no caso de uma antecipação ou renovação. Durante a palestra, entre outros pontos, o engenheiro recomendou ainda a elaboração de dois fluxos de caixa, sendo um no aspecto financeiro e outro no econômico.

Eduardo Rebuzzi

O presidente da FETRANSCARGA, Eduardo Rebuzzi, apresentou resultados da Pesquisa CNT de Rodovias 2019 e ressaltou a importância dos demais estudos realizados pela Confederação Nacional do Transporte.

Delmo Pinho

O presidente do Conselho Empresarial de Logística e Transporte, Delmo Pinho, agradeceu a iniciativa do ciclo de palestras. “Essa iniciativa veio em um grande momento. O Rio tem nas concessões a grande válvula de investimento para o futuro”, ressaltou.

As outras apresentações do Ciclo de Palestras acontecerão às sextas-feiras (exceto no dia 14 de novembro, uma quinta-feira) até o dia 13 de dezembro e vão abordar diversos temas, como os Aspectos Gerais de Concessões e Parcerias Público-Privadas em Transportes, Desafios e Perspectivas das Concessões no Rio de Janeiro e as Concessões de maneira em geral.

Os links das apresentações do primeiro dia de palestras estão na AQUI página do Conselho.


FETRANSCARGA - FEDERAÇÃO DO TRANSPORTE DE CARGAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Todos os Direitos Reservados © 2019 - Todo conteúdo deste site é de uso exclusivo da FETRANSCARGA