No âmbito do projeto Proteção, as unidades de Três Rios (RJ), Barra Mansa (RJ), Paciência (RJ), Feira de Santana (BA) e Crato (CE) foram destaques no combate a esse tipo de violência.

A exploração sexual de crianças e adolescentes é uma grave violação dos direitos humanos que compromete diretamente o desenvolvimento de milhares de jovens, especialmente em áreas próximas a rodovias e grandes centros urbanos. Para enfrentar essa realidade, o SEST SENAT, por meio do Projeto Proteção, tem desempenhado um papel crucial no combate a esse tipo de violência, em parceria com a sociedade civil, empresas e órgãos públicos.

Com o objetivo de medir o impacto do Projeto Proteção, a Childhood Brasil realizou, na última terça-feira (7), uma avaliação técnica baseada em evidências coletadas pelas unidades operacionais que implementaram o projeto em 2024. A avaliação considerou a inovação das ações realizadas e o alcance de públicos estratégicos, destacando as unidades de Três Rios (RJ), Barra Mansa (RJ), Paciência (RJ), Feira de Santana (BA) e Crato (CE) como exemplos de boas práticas.

A Childhood Brasil é parceira do SEST SENAT no Projeto Proteção desde 2017 e, a partir do Programa Na Mão Certa, disponibiliza o conhecimento técnico necessário para que as Unidades Operacionais desenvolvam as ações de conscientização e sensibilização previstas pelo projeto.

Em razão da articulação com diversas entidades e o impacto positivo das ações realizadas ao longo do ano, as unidades que se destacaram serão reconhecidas publicamente pela Childhood Brasil durante o Encontro Anual do Programa Na Mão Certa, evento a ser realizado em São Paulo, em novembro.

Segundo o diretor executivo nacional interino do SEST SENAT, Vinicius Ladeira, a instituição tem se preparado para que, no futuro, todas as unidades sejam reconhecidas de tal forma. “Estamos trabalhando para que mais de 60% das unidades operacionais estejam capacitadas pelo Projeto Proteção até o próximo ano e que, até 2026, todas estejam aptas e certificadas para continuarmos a enfrentar essa grave violação de direitos”, afirma o diretor.

Como o Proteção atua?

Proteção é um projeto desenvolvido pelo SEST SENAT em parceria com a Childhood Brasil que promove o direito das crianças e adolescentes em todo o país. O projeto visa conscientizar e sensibilizar os trabalhadores do setor de transporte e toda a sociedade sobre a proteção de crianças e adolescentes contra a exploração sexual, que passam a atuar como agentes de proteção em todo o Brasil, por meio de:

  • capacitação temática de profissionais nas Unidades Operacionais do SEST SENAT;
  • ações de sensibilização sobre as consequências do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes;
  • incentivo à realização de denúncias;
  • realização de campanhas temáticas, palestras, cine debates e rodas de conversas, entre outras ações.

Denuncie

Fique atento(a)! Se testemunhar ou presenciar uma situação de violência contra alguma criança ou adolescente, ligue para:

  1. Polícia Militar: 190
  2. Polícia Rodoviária Federal: 191
  3. Disque 100.