Fonte: SEST SENAT

O suicídio é uma das principais causas de morte em todo o mundo, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde). Em 2020, no Brasil, foram registrados mais de 12 mil casos, o equivalente a um caso a cada 41 minutos. Em termos globais, o número alcança a marca de 800 mil por ano. É um problema de saúde pública que afeta uma variedade de pessoas e tem grande impacto em diversos setores da economia, incluindo o de transporte. Por isso, o SEST SENAT apoia a campanha Setembro Amarelo, incentivando que os profissionais do setor cuidem da saúde mental com a ajuda da instituição.

 

Com o tema “Falar não machuca. Se calar, sim”, a campanha do SEST SENAT enfatiza que é preciso falar sobre saúde mental e que quem está passando por dificuldades deve procurar a ajuda de amigos, familiares e psicólogos.

 

O Setembro Amarelo foi criado no Brasil, em 2015, pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) e pela ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, celebrado em 10 de setembro.

 

Apoio do SEST SENAT

 

Devido à dificuldade de falar sobre o assunto, é muito importante um acolhimento empático e livre de julgamentos por parte dos profissionais da área da saúde. Por isso, o SEST SENAT disponibiliza atendimentos online e presenciais com psicólogos das unidades localizadas em todo o Brasil. Também são ofertados atendimentos com nutricionistas e fisioterapeutas. Isso permite que, mesmo a distância, em razão da rotina dos motoristas, seja possível cuidar do corpo e da mente com acompanhamento profissional.

 

Além dessas especialidades, a instituição também disponibiliza atendimentos de odontologia, apenas de forma presencial. As consultas são gratuitas para trabalhadores do transporte com cadastro regular no SEST SENAT e são oferecidas a preços acessíveis para o público em geral.

 

Aproveite os serviços de atendimento psicológico do SEST SENAT e incentive alguém que precisa da ajuda de um profissional. Procure a unidade mais próxima ou agende uma consulta pelo Portal do Cliente.