Local é de intenso tráfego de veículos e pessoas, por causa do INTO, das duas alças de subida da Ponte Rio-Niterói, do Porto e por ser início e fim da Avenida Brasil

Redação Diário do Rio

18 de novembro de 2021

Foi aberta, nesta quinta-feira (18/11), a agulha de retorno na Avenida Rio de Janeiro, no Bairro do Caju. A ideia do novo retorno é ajudar a mobilidade urbana da cidade, considerando que aquele ponto da Região Portuária é de intenso tráfego de veículos e pessoas, por causa do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), das duas alças de subida da Ponte Rio-Niterói, do Porto do Rio de Janeiro e por ser início e fim da Avenida Brasil.

 

Para o Porto do Rio de Janeiro, seus trabalhadores e visitantes, o retorno é extremamente importante, pois deixa de ser necessário ir até o Viaduto de Benfica para retornar ao Centro, Zona Sul e Zona Norte. Para que se tenha uma ideia do ganho de tempo, antes da abertura do retorno, quem saía do Porto, para pegar o Túnel Marcelo Alencar em direção ao Centro ou Zona Sul, levava, em média, 25 minutos, chegando a quase uma hora no horário de pico da Avenida Brasil. Quem saía do Porto com destino a Niterói, sofria mais ainda. Agora, esse mesmo trajeto pode ser feito em 5 minutos, desafogando ainda mais a Avenida Brasil, retirando milhares de veículos diários da via, num dos seus pontos mais complicados.

 

IMPORTANTE

 

Como o Novo Retorno tem limitação de altura (3,30 m) por causa da estrutura do viaduto que dá acesso à Ponte Rio-Niterói, é proibido o tráfego de caminhões e ônibus por ele. O retorno, além de possuir a melhor sinalização viária da Cidade, conta com sensores e luzes de aviso de excesso de altura, bem como um pórtico de sacrifício extremamente resistente, cuja função é evitar o choque de qualquer veículo, incompatível em termos de altura, com a estrutura do viaduto.

 

As obras, os projetos e toda a estrutura do Novo Retorno foram totalmente custeadas pelos terminais portuários ICTSI Rio Brasil 1; MultiRio Operações Portuárias; Multi-Car Rio Terminal de Veículos; Triunfo Logística e Sindicato dos Operadores Portuários do Estado do Rio de Janeiro (Sindoperj). Essa parceria público-privada teve aprovação da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto – CDURP, da Coordenadoria de Gestão de Projetos (CGP), da Secretaria Municipal de Conservação (Seconserva) e da Companhia de Engenharia de Tráfego do RJ (CET-Rio). Apoiaram este projeto a Logística Brasil – Associação Brasileira dos Usuários dos Portos, de Transportes e da Logística e a Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ).

 

COMO UTILIZAR O NOVO RETORNO?

 

É muito simples: quem estiver trafegando pela Avenida Rio de Janeiro, pista junto ao muro do Porto do Rio, poderá fazer o retorno à esquerda (cerca de 200 metros após o Portão nº 24), pegar outra pista da Av. de Janeiro sentido Zona Oeste, entrar logo à esquerda novamente no Largo Eng. Leonel Trota e pegar a Avenida Brasil novamente, só que no sentido Centro.