Evento faz parte do acordo de cooperação assinado entre a CNT, o SEST SENAT e o Ministério da Justiça para combater esses crimes

Por Agência CNT Transporte Atual

Foi realizado, nessa terça-feira (22/03), no Colégio Militar do Recife, em Pernambuco, o 1º Workshop sobre Políticas de Enfrentamento ao Roubo e Furto de Cargas. O evento foi promovido pelo Comitê Gestor da Política Nacional de Repressão ao Furto e Roubo de Veículos e Cargas em parceria com o Sistema CNT.

Com o objetivo de promover a integração e incentivar as ações de prevenção, fiscalização e repressão a esses crimes, o evento reuniu representantes de órgãos da segurança pública, do transporte, do Ministério Público e da sociedade civil, dos estados do Nordeste, Tocantins e Espírito Santo.

Em 2020, foram registradas 14.159 ocorrências de roubo de cargas no Brasil, segundo dados da NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística). Apesar de o número representar queda de 23% em relação ao ano anterior, o cenário ainda é preocupante. Os prejuízos computados ao setor somam R$ 1,2 bilhão.

Em sua fala, o presidente do Comitê Gestor e diretor de Operações da PRF (Polícia Rodoviária Federal), inspetor Djairlon Henrique Moura, agradeceu a parceria com a CNT, que, segundo ele, tem sido essencial para garantir a percepção da iniciativa privada na construção das políticas de enfrentamento aos incidentes de insegurança.

O diretor da CNT e presidente da Fetracan (Federação das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Nordeste), Nilson Gibson Sobrinho, afirmou que o trabalho de combate à violência só é possível por meio da integração permanente entre as forças de segurança pública e a iniciativa privada.

Para o assessor de Segurança da CNT, Getúlio Bezerra, o transporte é estratégico para o desenvolvimento nacional e, como tal, precisa ser tratado como prioridade pelos agentes públicos, principalmente no campo da segurança pública.

O vice-presidente para assuntos de segurança da NTC&Logística, Roberto Mira, falou da experiência das empresas na criação de iniciativas para contribuir com os agentes públicos para combater a violência. “É necessário que a integração seja permanente e que as reuniões do comitê sejam mais contínuas e técnicas”.

As discussões realizadas ao longo do dia contribuíram para fornecer subsídios para que o Comitê atue na difusão do novo conceito de cargas roubadas junto às secretarias estaduais. Também foi debatida a necessidade de padronização dos registros de roubo de carga pelos estados de modo a fortalecer o Sinesp (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública).

Parceria

O evento faz parte do acordo de cooperação técnica assinado entre a CNT, o SEST SENAT e o Ministério da Justiça para a execução de uma política nacional de segurança pública que contribua para o enfrentamento das graves manifestações do crime organizado e da criminalidade violenta que incidem sobre a atividade do transporte de cargas e de passageiros no país.

O Comitê Gestor da Política Nacional de Repressão ao Furto e Roubo de Veículos e Cargas é um órgão colegiado do Ministério da Justiça, composto por dez órgãos federais. Atualmente, ele é presidido pela PRF.