O objetivo central é estimular o desenvolvimento de uma política nacional para o desenvolvimento e o fortalecimento do setor de transporte
Por Agência CNT Transporte Atual
O Sistema CNT e o Ministério da Infraestrutura firmaram, nesta quarta-feira (15/06), um acordo de cooperação técnica com o objetivo de estimular o desenvolvimento de uma política nacional integrada que contribua para o desenvolvimento do setor de transporte. Pelos termos do acordo, espera-se a melhoria do planejamento de transportes, da segurança no trânsito e o aprimoramento da educação para a cidadania no trânsito, da mobilidade e da efetividade do transporte de cargas e de passageiros no país.
As ações desenvolvidas beneficiarão os condutores de veículos, os transportadores e a sociedade como um todo pela melhoria da qualidade dos serviços. O acordo prevê o desenvolvimento de ações educativas e a estruturação de cursos de formação, de capacitação e de reciclagem para o setor transportador; a participação de campanhas e projetos nacionais sobre os temas; a realização de ações nacionais e atendimentos voltados à saúde e à qualidade de vida do trabalhador do transporte, entre outras iniciativas.
De acordo com o presidente do Sistema CNT, Vander Costa, o acordo representa um importante passo para o fortalecimento e a valorização do setor de transporte e logística brasileiro, que, nos últimos anos, mostrou o quão é essencial para o perfeito funcionamento de todos os setores da nossa sociedade. “Com a experiência de décadas, produzindo informação e conhecimento, e realizando projetos voltados a apoiar a gestão dos negócios, a capacitação dos profissionais e o desenvolvimento da atividade transportadora no país, temos muito a contribuir com os planos e políticas necessários para elevar a eficiência do transporte e a competitividade do Brasil no cenário mundial”.
O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, reforçou que a parceria com a CNT e o SEST SENAT contribuirão para a formulação de políticas públicas capazes de garantir à atividade transportadora o devido valor que ela tem. “A sociedade, hoje, reconhece o quão essencial é o transporte, e nós trabalhamos para permitir o pleno desenvolvimento dele”, afirmou. O ministro também destacou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pela CNT e pelo SEST SENAT, seja no levantamento de dados e trabalhos técnicos, seja na atenção dada aos profissionais.
A assinatura do acordo propiciará ainda, o aperfeiçoamento de processos normativos e marcos regulatórios; fortalecerá a articulação institucional com os atores do setor; subsidiará o planejamento integrado do setor transportes e contribuirá para a melhoria da qualidade da infraestrutura de transportes. O acordo tem vigência de 12 meses, podendo ser prorrogado por até 60 meses, e não envolve transferência de recursos entre as partes.