O evento reconheceu ações de destaque relacionadas à campanha Maio Amarelo 2022
Por Agência CNT Transporte Atual
O Observatório Nacional de Segurança Viária realizou, na noite de terça-feira (21), a cerimônia Destaques Maio Amarelo, para marcar o sucesso da campanha Maio Amarelo 2022 e homenagear ações que se destacaram em diferentes categorias. O evento foi realizado no auditório da Fiesp, em São Paulo (SP), e contou com a presença de representantes do movimento em vários estados, além de entidades, empresas, parceiros, apoiadores e autoridades. Apoiadores centrais da campanha pelo segundo ano consecutivo, a CNT e o SEST SENAT estavam entre as instituições reconhecidas no evento.
Condecorando as 42 ações que mais disseminaram os conceitos e as práticas propostas pelo mote da campanha deste ano (“Juntos salvamos vidas”), a cerimônia celebrou as ações de destaque nas categorias: Imprensa, Sociedade Civil, Iniciativa Privada e Poder Público.
O diretor adjunto do SEST SENAT, Vinicius Ladeira, representou o Sistema CNT no evento e recebeu das mãos do vice-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, Mauro Gil Meger, uma placa de homenagem. “É uma imensa alegria estar aqui, comemorando o encerramento dessa campanha vitoriosa que foi o Maio Amarelo de 2022. Este ano, nas 160 unidades espalhadas pelo Brasil inteiro, tivemos o maior resultado de todas as mobilizações nacionais que já foram realizadas pelo SEST SENAT – um recorde absoluto. Foram mais de 386 mil atendimentos realizados em 10 dias de mobilização, focados diretamente nessa temática tão importante. E reforço que o Maio Amarelo não se encerra com o fim do mês de maio, a gente tem essas ações de uma forma contínua ao longo de todos os meses do ano”, destacou Vinicius Ladeira.
Neste ano, a campanha ganhou um espaço ainda maior no Sistema CNT e passou a integrar o calendário nacional de mobilizações nacionais do SEST SENAT. Os profissionais das unidades operacionais estiveram em mais de 300 pontos de ação em todo o país, levando conscientização e orientações sobre o papel de cada um para a construção de um trânsito mais seguro.
Saiba mais da mobilização aqui.
A mensagem que o Maio Amarelo 2022 quis passar foi que “Juntos salvamos vidas”, já que, no trânsito, tudo o que fizermos pode salvar ou colocar uma vida em risco. A campanha propôs uma reflexão e uma mudança de comportamento em busca de uma vida melhor, mais justa e mais segura para todos. A iniciativa buscou destacar que, independentemente da profissão, todos podem salvar vidas no trânsito, seja guiando um automóvel, seja como pedestre.
Participou do evento o ex-jogador Cafu, atual embaixador da Fifa na Copa do Mundo do Catar e capitão do pentacampeonato da Seleção Brasileira em 2002. Personalidade apoiadora do Movimento Maio Amarelo deste ano, o ex-atleta também foi agraciado. Em sua participação, o diretor Nacional de Trânsito do Ministério da Infraestrutura, Frederico Carneiro, enfatizou que todos os que atuaram em prol de um trânsito mais seguro merecem destaque. “Vocês incorporaram o sentido de salvar vidas. Parabenizo a todos os premiados e todos aqueles que, por algum critério. não foram homenageados, mas, em nome do Ministério, recebam o meu reconhecimento pela atitude e iniciativa de buscar um trânsito mais seguro”, disse.
O Maio Amarelo é um movimento mundial que teve início em 2011, quando a ONU (Organização das Nações Unidas) decretou a Década de Ação pela Segurança no Trânsito. A campanha usa a cor amarela em referência ao sinal de advertência no semáforo, que simboliza a atenção necessária para a causa.
Ao final do evento, ocorreu o lançamento da campanha da Semana Nacional do Trânsito 2022, que será em setembro e contará com o apoio da CNT e do SEST SENAT. O material estará disponível até o final do mês de julho para que todas as instituições possam fazer o download e aderir ao movimento.
Atuação nacional permanente
Além da mobilização nacional, o SEST SENAT mantém atendimentos permanentes de atenção à saúde dos motoristas profissionais e oferece cursos de capacitação para garantir mais segurança no trânsito.
Nas 160 unidades em funcionamento em todo o país, são oferecidos atendimentos de odontologia, fisioterapia, nutrição e psicologia. Estes três últimos, nas modalidades presencial e online. Também são ofertados treinamentos com foco na direção segura, que aliam a teoria à prática.