Fonte: NTC

Evento reuniu especialistas de vários órgãos ligados à regulação e fiscalização do trânsito

Na manhã de ontem (27/06), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) sediou o evento de lançamento das Câmaras Temáticas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para o biênio 2022/2024. O evento aconteceu no auditório Eliseu Resende e contou com a presença do Secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, e do diretor da ANTT Davi Barreto.

As Câmaras Temáticas têm como objetivo estudar e oferecer sugestões e embasamento técnico sobre assuntos específicos para decisões do Contran. A câmara é constituída por especialistas representantes de órgãos e entidades executivos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, em igual número, pertencentes ao Sistema Nacional de Trânsito.

As Câmaras Temáticas estão divididas em seis temáticas, das quais cinco têm presença da ANTT: Saúde para o Trânsito (CTST); Esforço Legal (CTEL); Educação para o Trânsito (CTEDUC); Assuntos Veiculares, Ambientais e Transporte Rodoviário (CTVAT); Gestão e Coordenação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (CTPNAT) e Engenharia de Tráfego e Sinalização de Trânsito (CTET).

Durante o biênio 2022/2024, as Câmaras Temáticas terão que implementar diversos instrumentos de governança regulatória, entre eles a obrigatoriedade de realização da Análise de Impacto Regulatório (AIR), que promoverá o aperfeiçoamento de todo o processo regulatório do Contran.

O diretor da ANTT Davi Barreto ressaltou a importância da contribuição da ANTT nas Câmaras Temáticas: “Importante ressaltar que nós, da ANTT, faremos parte de cinco das seis câmaras temáticas, que são espaços de análises fundamentais para a modernização da agenda regulatória do trânsito. Portanto, nos sentimos honrados em podermos ser os anfitriões desse momento”.