Organizada pelo Sistema CNT, a Missão Internacional do Transporte – Israel 2022 continua visitando pontos-chaves do ecossistema de inovação israelense

Por Agência CNT Transporte Atual

17/08/2022

Nesta terça-feira (16/08), foi a vez de o grupo de empresários brasileiros do setor de transporte conhecer o trabalho do Konnect, hub de startups fomentado pelo Grupo Volkswagen.

A comitiva foi recepcionada por Hemdat Sagi, chefe de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios da incubadora de inovação. “Israel não tem tradição em montadoras. Então, nós precisávamos convencer o mercado de que este é um bom lugar para se investir”, explica. A chave para inovar nesse segmento, segundo ela, é entender que, hoje, um automóvel não é apenas um hardware. “Quando falamos de carro, falamos de software também”, sublinha.

A Konnect “degusta” invenções de dezenas de startups nas seguintes áreas: experiência de cabine; sustentabilidade e eletrificação; direção autônoma; segurança cibernética; conectividade e indústria 4.0. Com exemplos de tecnologias que estão sendo testadas pela Volks, Sagi cita o dispositivo que, a partir do contato do motorista no volante, consegue dizer se ele está alcoolizado e emite alertas para parar o veículo.

Um pouco mais cedo, na Universidade de Tel Aviv, os participantes da missão assistiram ao pitch de duas empresas locais. A primeira a se apresentar foi a 6Degrees, representada pelo seu fundador, Aryeh Katz. O CEO falou sobre seu sonho de prover liberdade de movimentos a todos, mesmo os que têm limitações físicas. A startup se especializou em converter movimentos corporais em comandos, substituindo controles, teclados, botões e mouses.

Em seguida, Yevgeny Brener, cofundador da 365scores, apresentou o case da plataforma de resultados esportivos. O site consegue fornecer os resultados, em tempo real, de partidas de futebol, tênis, basquete, hóquei, vôlei, beisebol, rugby, futebol americano, handebol e críquete no mundo inteiro. E mais: o algoritmo da empresa arrisca previsões. “Hoje, o Brasil é o nosso maior mercado”, revelou o criador.

Pela segunda vez, a Missão Internacional do Transporte ocorre em Israel. O objetivo é proporcionar uma visão panorâmica do ecossistema de inovação israelense. A etapa acadêmica da programação segue até o dia 19 de agosto, sempre com a curadoria de conteúdo da Lahav Executive Education. Integram a comitiva o presidente do Sistema CNT, Vander Costa; a diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart; o diretor de Relações Institucionais da CNT, Valter Luís de Souza, e o diretor executivo do ITL (Instituto de Transporte e Logística), João Victor Mendes de Gomes e Mendonça.