Listas com tipos, espécies, carrocerias e códigos CNAE aceitos foram publicados no DOU sexta-feira (09/09)

Fonte: ANTT

Publicado em 12/09/2022 – 14h43

A Superintendência de Serviços de Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (SUROC/ANTT) definiu os Tipos, Espécies e Carrocerias de veículos aceitos para cadastro do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga (RNTRC) a partir da Portaria nº 216, de 6 de setembro de 2022. A Superintendência definiu também a lista de códigos de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) que as Empresas de Transporte de Cargas (ETC) e as Cooperativas de Transporte de Cargas (CTC) podem ter para fins de inscrição e manutenção no RNTRC a partir da Portaria nº 218, de 8 de setembro de 2022.

A lista com os Tipos, Espécies e Carrocerias de veículos aceitos para cadastro do RNTRC se divide em 7 tipos, como caminhão, caminhonete e utilitário etc.; em espécies que são de carga, especial ou misto, e em diversos tipos de carrocerias, como basculante, carroceria aberta, carroceria fechada e tanque, entre outros. A lista completa pode ser conferida no Diário Oficial da União (DOU) do dia 09 de setembro.

A lista de códigos CNAE aceitos para que as empresas e cooperativas de transporte de cargas possam exercer a função inclui 12 categorias de descrição da atividade econômica, como fabricação de caminhões e ônibus ou operador de transporte multimodal, por exemplo. A lista completa dos códigos aceitos também pode ser conferida no DOU da última sexta-feira (09/09).

A definição dos veículos e códigos CNAE previstos para cadastro no RNTRC acompanham a nova regulamentação do Registro, que passa a ter validade indeterminada, a partir da publicação da Resolução ANTT nº 5.982/22.