Documento detalha atuação da CNT, junto aos três Poderes, em prol das empresas de transporte

Por Agência CNT Transporte Atual

08/03/2023 – 14h50

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) lançou, nesta quarta-feira (08/03), a edição de 2023 da Agenda Institucional Transporte e Logística. Ao longo da publicação, a CNT posiciona-se de forma favorável ou contrária a questões que já tramitam no Congresso Nacional ou que estejam sendo tratadas no Poder Executivo, ou, ainda, a ações afetas ao transporte e que aguardam julgamento por parte dos Tribunais Superiores – muitas delas, inclusive, têm a CNT como amicus curiae (amigo da corte).

A CNT exerce o papel de interlocutora junto aos três Poderes da República e busca ampliar o capital sociopolítico do transporte e da logística. Dessa forma, a publicação reúne os projetos de lei em trâmite no Congresso Nacional, as temáticas defendidas no Executivo e as ações ajuizadas no Judiciário que versam sobre temas estratégicos para o setor transportador. Com a pauta, é apresentado o posicionamento do Sistema CNT – favorável, parcialmente favorável ou oposto ao texto em questão.

O documento é o retrato do trabalho de relações institucionais que a Confederação realiza para representar e defender os interesses dos transportadores brasileiros, tanto na esfera Legislativa quanto perante os poderes Executivo e Judiciário.

“Com a edição de 2022 da Agenda Institucional do Transporte e Logística, demarcamos a posição da Confederação em relação a agendas, temas, projetos e pautas que dialogam diretamente com as necessidades do transporte brasileiro. Defendemos um amplo diálogo com os três poderes da República, tendo em vista que há um novo governo federal e uma nova composição no Legislativo. Esse contexto nos impõe o desafio de investir ainda mais em ações transversais na promoção institucional do setor e das entidades que compõem o Sistema CNT”, afirma o presidente da CNT, Vander Costa.

A Agenda Institucional Transporte e Logística 2023 pode ser baixada aqui