Fonte: NTC&Logística

Na última sexta-feira (24/03), o auditório da ACRJ (Associação Comercial do Rio de Janeiro) recebeu a primeira edição do Seminário Itinerante da NTC&Logística por meio da COMJOVEM.

 

O evento reuniu mais de 100 pessoas, entre empresários do segmento transportador, executivos, colaboradores e profissionais ligados ao TRC, que fazem parte da FETRANSCARGA (Federação do Transporte de Cargas do Estado do Rio de Janeiro); do SINDICARGA (Sindicato das Empresas do Transporte Rodoviário de Cargas e Logística do Rio de Janeiro) e do núcleo da COMJOVEM do Rio de Janeiro, como o coordenador Felipe Maravalhas e os vice-coordenadores Italo Grativol e Benedito Simões Neto, entre outros.

Além de membros da COMJOVEM de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais, o Seminário Itinerante contou também com a participação de Marli Piay, supervisora do CRRJ (Conselho Regional do Rio de Janeiro) do SEST SENAT, e André Zanola, diretor da Unidade de Paciência.

O coordenador nacional da COMJOVEM (Comissão de Jovens Empresários e Executivos da NTC&Logística), André de Simone, e o vice-coordenador, Geovani Serafim, apresentaram o evento. André assinalou, em sua fala inicial, o apoio das entidades locais do setor para a realização do evento e o incentivo da NTC&Logística para o fortalecimento da Comissão em todo o Brasil.

André de Simone, coordenador nacional da COMJOVEM

Geovani Serafim, vice-coordenador nacional da COMJOVEM

Dando início às falas de abertura, o presidente Francisco Pelucio destacou a importância do evento: “Estamos muito felizes de estar aqui, hoje, realizando o nosso primeiro Seminário Itinerante de 2023. Quero parabenizar o presidente Rebuzzi, da FETRANSCARGA, e o presidente Silvio, do SINDICARGA, por todo o empenho nas lutas do setor no estado do Rio de Janeiro. Temos trabalhado bastante em Brasília para que as demandas do setor continuem sendo prioridade, de modo a podermos continuar desenvolvendo nossa missão. Quero parabenizar também os jovens empresários da COMJOVEM pelo empenho quanto aos interesses do TRC”.

Francisco Pelucio, presidente da NTC&Logística

O presidente da FETRANSCARGA, Eduardo Rebuzzi, comentou todo o trabalho empreendido nas pautas a que o setor vem se dedicando e ressaltou estar atento ao papel que vem sendo desempenhado pela Comissão: “Estou sempre acompanhando a evolução da COMJOVEM, o que vocês estão fazendo muito bem, se preparando cada vez mais para serem futuras lideranças do setor. Participo dos eventos e atividades em todo o Brasil e vejo a força desse grupo”.

Eduardo Rebuzzi, presidente da FETRANSCARGA

Em seguida, o presidente do Conselho Superior da ACRJ, Ruy Barreto Filho, que estava presente a convite da FETRANSCARGA, cumprimentou os participantes: “Sejam bem-vindos e aproveitem. Falando em jovens, eu sou o mais jovem presidente do Conselho Superior desta Casa, e a minha missão, como a de vocês, é reformular esse Conselho. Muito obrigado”.

Ruy Barreto Filho, presidente do Conselho Superior da ACRJ

O presidente do SINDICARGA, Silvio Carvalho, comentou “a satisfação de estar no Seminário Itinerante da COMJOVEM representando o SINDICARGA. Na oportunidade, quero lembrar dos 90 anos do nosso Sindicato, o mais antigo do país, e gostaria de comemorar essa data com todos vocês. A COMJOVEM é fruto do pensar no futuro, e todos nós temos que apoiar essa iniciativa e trazer cada vez mais jovens para conhecer o transporte de cargas, tornando-os empreendedores”.

Silvio Carvalho, presidente do SINDICARGA

Representando o núcleo da COMJOVEM do Rio de Janeiro, Benedito Simões Neto ressaltou a importância de esta Comissão fazer parte da concretização de evento tão importante. “Estar presente aqui ajuda e muito na nossa formação. Quero agradecer os presidentes das entidades aqui representadas e acrescentar ser muito prazeroso estar na Comissão. E quero agradecer o apoio da FETRANSCARGA, na pessoa do presidente Rebuzzi, por todo o incentivo dado”.

O advogado e assessor Jurídico da NTC&Logística, Narciso Figueirôa Junior, foi o primeiro a se apresentar, discorrendo sobre a “Contratação de Transportadores Autônomos após o Julgamento da ADC 48 pelo STF”. Ele teceu sólidas considerações a respeito do tema e alertou as empresas quanto a cuidados que devem ser tomados nesse tipo de contratação.

Narciso Figueirôa Junior, assessor Jurídico da NTC&Logística

Rodrigo Bernardino, assessor de Comunicação e Imprensa da NTC&Logística, ficou responsável por falar sobre as tendências de comunicação corporativa e como o setor transportador precisa estar à frente no que diz respeito ao desenvolvimento nas mídias sociais e no trabalho interno com colaboradores e parceiros. Ele deu exemplos e apresentou dados da transformação pela qual a comunicação corporativa vem passando devido às tendências da atualidade.

Rodrigo Bernardino, assessor de Comunicação e Imprensa da NTC&Logística

Fechando as palestras, o engenheiro e assessor Técnico da NTC&Logística, Lauro Valdivia, comentou e apresentou ao público os números da última edição do CONET&Intersindical, destacando ser fundamental que os empresários estejam cientes dos seus custos. E salientou: as empresas devem estar atentas aos números para que haja manutenção e sobrevivência.

Lauro Valdivia, assessor Técnico da NTC&Logística

Também houve a participação das marcas patrocinadoras, com sorteios e informações das últimas novidades. Encerrado o evento, todos foram convidados para uma confraternização oferecida pela FETRANSCARGA.

Vale registrar, por fim, a visita técnica às instalações da MULTITERMINAIS, no Porto do Rio, gentilmente disponibilizada aos membros da COMJOVEM pelo diretor e membro do Conselho Empresarial de Logística e Transportes da ACRJ, Thomas Klien, que recebeu uma homenagem da FETRANSCARGA.

 

Visita às instalações da MULTITERMINAIS, no Porto do Rio

O Seminário Itinerante foi uma realização da NTC&Logística por meio da COMJOVEM e teve, como entidades anfitriãs, a FETRANSCARGA, o SINDICARGA e o Núcleo da COMJOVEM Rio de Janeiro. Recebeu o patrocínio da FENATRAN, Mercedes-Benz e Volkswagen Caminhões e Ônibus. Apoio Logístico da BRASPRESS. Apoio Institucional da CNT, SEST SENAT, ITL e FUMTRAN.