À esquerda, o secretário-geral da CIT, Paulo Vicente Caleffi

Nos dias 19 e 20 de abril, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, foi realizada a 36ª Assembleia Geral Ordinária da Câmara Internacional da Indústria de Transportes (CIT), coordenada pelo secretário-geral da entidade, Paulo Vicente Caleffi.

Criada no dia 25 de maio de 2002, por iniciativa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e de entidades da América do Sul, Norte e Central, a CIT tem por objetivo ser um foro de discussão e indicação das tendências para o setor de transporte no Continente Americano.

O presidente Eduardo Rebuzzi, da Seção de Cargas da Confederação Nacional do Transporte e da FETRANSCARGA, participou dessa 36ª Assembleia como representante da CNT e presidente da Delegação Brasileira.

Da esq. para a dir., Flávio Benatti, vice-presidente da CNT, e Eduardo Rebuzzi, representante da CNT e presidente da Delegação Brasileira, composta por mais de 40 membros de vários estados

O evento contou com a participação de autoridades e lideranças empresariais, não só do Brasil, como Flávio Benatti, vice-presidente da CNT – Transporte Rodoviário de Cargas –, mas de 19 países membros, dentre os quais Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, El Salvador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, México e Moçambique.

Da dir. para a esq., Eduardo Rebuzzi e Afrânio Kieling, presidente da FETRANSUL e da delegação que exibe, orgulhosamente, a bandeira do Rio Grande do Sul

Na reunião de 20/04, foi aprovada, por unanimidade, Moção ao Congresso Nacional do Brasil, “de apoio à aprovação e conversão em lei, pelo Congresso Nacional do Brasil, de norma estabelecendo a contratação de seguro para cobertura da responsabilidade por danos à carga, durante a operação de transporte, com exclusividade ao transportador”. Esta Moção foi apresentada pela Delegação Brasileira, representada pela CNT, na pessoa do presidente Eduardo Rebuzzi e do vice-presidente da CNT Flávio Benatti.

A vasta programação do encontro teve como temas a facilitação do Trânsito nas Fronteiras (UNCTAD/ONU-CIT-CNT); a certificação de qualidade CQCIT e CIT Green das empresas da Rede RTI; questões de Descarbonização do Transporte, Segurança no Transporte e Tecnologias de Controle, Oportunidades de Negócios entre EUA e América Latina; Mulheres no Mundo do Transporte e outros assuntos. Coube ao coordenador da COMJOVEM Nacional – Comissão de Jovens Empresários e Executivos da NTC&Logística –, André de Simone, fazer uma apresentação sobre a estrutura e objetivos da COMJOVEM, visando a implantação de programa semelhante em outros países membros da CIT.

O vice-presidente da CNT – Infraestrutura de Transporte e Logística Paulo Gaba Júnior fez exposição sobre “As mudanças nas matrizes energéticas”. Ana Paula Motta Cardoso, diretora Institucional da CIT, discorreu a respeito da “Educação digital, África Austral do Sest/Senat”.

Houve, ainda, a cerimônia de entrega dos certificados do Curso Coordenadores Nacionais de Facilitação do Comércio – CONTRETI, promovido pela CNT, com o apoio da Associação Brasileira de Transportes Internacionais (ABTI), cujo presidente, Francisco Cardoso, foi agraciado com a Medalha de Ordem do Mérito Interamericano dos Transportes (OMITrans), no grau Cônsul.