A 36ª Assembleia Geral Ordinária da Câmara Internacional da Indústria de Transportes (CIT) realizada na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, também foi palco de outra importante conquista.

Na reunião do 20/04, foi firmada também a Resolução NR 1-2023 da CIT, tendo em vista que, “no transporte de passageiros e cargas, na América Latina, nas últimas décadas, a insegurança, a violência criminal e os ilícitos penais converteram-se num problema estrutural, cuja magnitude e intensidade têm produzido um clima de temor generalizado que ameaça subjugar a população”.

O documento delibera, portanto, em seus três artigos:

(1) Recomendar às autoridades dos países membros a concepção e implementação de protocolos que garantam condições seguras para o transporte de passageiros e cargas.

(2) Exortar as autoridades da Organização das Nações Unidas (ONU) à cooperação econômica e institucional para a implementação de políticas públicas de combate ao crime comum e ao crime organizado nos países integrantes da CIT.

(3) Exortar a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) a recomendar a seus países que tomem providências ante qualquer ato que obstrua internacionalmente o tráfego de cargas e afete o comércio.

A Resolução NR 1-2023 foi assinada por Paulo Vicente Caleffi, secretário-geral da CIT; Oscar Grenald Castillo, subsecretário-geral da CIT; Eduardo Rebuzzi, representando a Confederação Nacional do Transporte (CNT) e presidindo a Delegação do Brasil, e representantes de demais países membros – Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, México, Moçambique, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Rússia, Uruguai e Venezuela.