O informe técnico de julho traz como destaque o bom desempenho do preço do diesel e a manutenção do crescimento do saldo do mercado de trabalho do setor, no acumulado deste ano até maio
Por Agência CNT Transporte Atual
A Confederação Nacional do Transporte (CNT) publicou, nesta quinta-feira (06), o novo informe técnico que traz o panorama econômico atual do Brasil. O Boletim de Conjuntura Econômica – Julho 2023 reúne informações importantes para o transporte com relação aos indicadores econômicos e seus impactos no setor.
O maior destaque ficou por conta do índice de preço do grupo Transporte, que acumulou queda de 4,75% em 12 meses até maio. Esta performance relaciona-se, diretamente, à redução de 19,26% na inflação sobre o diesel e de 25,86% nos combustíveis em geral no mesmo período.
Cabe notar que ainda não estão contabilizadas eventuais mudanças de preços em razão da nova política de preços da Petrobras, bem como o efeito da reoneração da gasolina, cuja medida teve fim apenas no início de julho de 2023.
O saldo positivo de vagas de emprego também chama a atenção. No acumulado do ano de janeiro a maio de 2023, foram criados 52.719 empregos no setor, número superior ao mesmo período de 2022 – que registrou à época 45.013 vagas ocupadas. Esse resultado ocorreu apesar do menor desempenho do transporte de maio de 2023, quando comparado com o mesmo mês em 2022.
Os detalhes da movimentação do emprego no setor podem ser conferidos no Painel CNT do Emprego no Transporte.
Os impactos da manutenção da Selic em 13,75% ao ano e o volume de serviços de transporte (PMS), além do índice de atividade econômica do Banco Central (IBC-Br), também fazem parte da publicação.
Saiba mais. Acesse: Boletim de Conjuntura Econômica – Julho 2023