A 3ª edição do Fórum ITL de Inovação do Transporte reuniu, no formato híbrido, cerca de mil empresários, executivos e profissionais do setor de transporte e logística
Por Agência CNT Transporte Atual
Com o tema ESG no Transporte, a terceira edição do Fórum ITL de Inovação do Transporte apresentou, nessa quinta-feira (28/09), seis casos de sucesso de transportadoras de diferentes modais, que, por investirem em iniciativas nas áreas ambiental, social e de governança, já colhem resultados palpáveis para seus negócios e, também, para o planeta.
Realizado pelo ITL (Instituto de Transporte e Logística) com patrocínio do Itaú e apoio institucional do Ibmec, o evento híbrido contou, no primeiro painel, com a mediação da diretora adjunta do ITL, Eliana Costa, que destacou a importância das práticas ESG para que as empresas se mantenham relevantes e responsáveis em um mundo em constante mudança. “Espero que essas histórias de hoje sirvam de inspiração e catalisem discussões significativas sobre como podemos avançar rumo a um setor de transporte mais sustentável e inclusivo”, afirmou a diretora, que, em seguida, convidou os executivos a falarem sobre suas iniciativas.
Unidas Aluguel de Carros
O head de ESG e Sustentabilidade da Unidas, Giuliano Marchiani, apresentou a estratégia institucional Direção ESG, cujos pilares “Equilibrar”, “Ser” e “Guiar” formam o propósito da Unidas, fazendo parte, inclusive, do seu mapa estratégico. São sete princípios estratégicos, criados por grupos de trabalho formados por colaboradores, que respondem diretamente aos diretores da empresa. Esses submetem os resultados ao CEO, que os apresenta ao Conselho de Administração do grupo.
Veja detalhes sobre o case: neste link, no minuto 1’35.
Transporte Bertolini
O diretor da Bertolini Transportes, Marcelo Luís Schröder, compartilhou duas iniciativas. O Projeto Tucumã, que transformou áreas da Floresta Amazônica em reservas ambientais. Como resultado, o meio ambiente está preservado, os moradores foram inseridos nas atividades sustentáveis com ganhos financeiros, e a empresa ainda compensa as emissões de gases de efeito estufa provenientes da atividade transportadora. Já o Bertolini Amazon Treasure é um projeto inovador de uma indústria sobre uma balsa flutuante que tem, como objetivo, navegar os rios do estado do Amazonas no Brasil para comprar açaí de produtores ribeirinhos em áreas de difícil acesso, trazendo sustentabilidade, inovação, tecnologia de ponta e incentivo da produção local. A empresa apresenta um sistema de produção de ponta, recebendo, processando e congelando para estoque instantaneamente, garantido a máxima qualidade do produto que vem do extrativismo.
Veja detalhes sobre o case neste link, no minuto 1’50.
VLI Logística
A gerente de Sustentabilidade da VLI Logística, Maria Clara Oliveira, apresentou o projeto Novo Trilho, que faz parte da estratégia social da empresa e fomenta a economia circular com geração de renda. A iniciativa transforma resíduos em valor, o que é viabilizado com a monetização da comunidade, além do ecossistema da reciclagem. O projeto dimensiona o descarte de resíduos no ambiente e na rede ferroviária e democratiza o acesso ao mercado financeiro, por meio do WasteBank. Os impactos são positivos tanto na operação quanto socialmente, com a inclusão da população no sistema bancário.
Veja detalhes sobre o case neste link, no minuto 2’02.
Banco Itaú
O especialista em Sustentabilidade Lucas Vasconcellos contou que o Banco Itaú se juntou à aliança de bancos pelo net zero, que é ligada às Nações Unidas.
Veja detalhes sobre o case: neste link, no minuto 2’16.
O segundo painel foi mediado pela diretora executiva adjunta da CNT, Fernanda Rezende, que enalteceu a importância do FIT, demonstrando que “o setor de transporte não está esperando ser impactado, uma vez que já está buscando medidas sustentáveis como uma resposta aos problemas advindos das mudanças climáticas. Em seguida, ela convidou os painelistas a apresentarem seus cases.
CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos)
O chefe de Assessoria de Gestão Estratégica da CPTM, Maicon Oliveira, compartilhou as iniciativas da empresa pública relacionadas à infraestrutura de gestão, à jornada do cliente, à gestão da inovação e a melhorias de serviços, que trouxeram impactos positivos em toda a sua cadeia de valor. Como resultado, os relacionamentos com os stakeholders foram fortalecidos. No caso dos consumidores, por exemplo, o número de reclamações caiu 40%.
Veja detalhes sobre o case neste link, no minuto 2’30.
Fadel Transportes
O head de Gente, Gestão e HSE da Fadel Transportes, Tadeu Matos, falou sobre a criação de um Comitê de Sustentabilidade, que vem desempenhando um papel essencial na integração da sustentabilidade nos negócios da empresa. Ele citou redução de riscos, oportunidades de inovação e melhoria da eficiência operacional como tópicos trabalhados pelo Comitê, que já colhe resultados, como neutralização de gases poluentes da energia elétrica consumida, economia de recursos hídricos e incentivos fiscais viabilizados por projetos sociais no estado de São Paulo.
Veja detalhes sobre o case neste link, no minuto 2’46.
Azul Linhas Aéreas
A responsável técnica pelas iniciativas de carbono azul da Azul Linhas Aéreas, Aletea Madacki, falou sobre a meta da empresa de ser net zero em 2045. Para isso, elencou diversas iniciativas, como o Programa de Eficiência de Combustíveis, a otimização das rotas, o uso de APU zero (equipamentos de solo para embarque e desembarque). Ela também compartilhou sobre o Movimento Arara Azul sobre sustentabilidade social, que está dentro do novo posicionamento da Azul, o ESG Transformador.
Veja detalhes sobre o case neste link, no minuto 2’54.
ITL Integra, a grande novidade do FIT
No encerramento da terceira edição do FIT, o diretor executivo do ITL, João Victor Mendes, compartilhou uma novidade importante: o lançamento da plataforma ITL Integra, comunidade online destinada à troca e ao compartilhamento de informações. “Essa nova ferramenta permitirá continuarmos os debates acerca da Agenda ESG, de outros temas relevantes para o setor, além de tudo o que foi discutido dentro de sala de aula pelos alunos e ex-alunos do ITL”, explicou. Segundo ele, além de promover a integração entre os agentes de transporte e logística, “a plataforma possibilitará o exercício de uma visão sistêmica integrada, gerando conhecimento e estimulando debates construtivos e enriquecedores”.
Disponível no endereço https://itl.kune.com.br/, o ITL Integra conta com ferramentas interativas que permitem o compartilhamento de ideias e de conteúdo selecionado, além de trocas de mensagens entre os seus usuários.
Outra novidade apresentada por João Victor foram três workshops a serem realizados em 2024, em parceria com o Ibmec, sobre questões ambientais, sociais e de governança. “Esse assunto culminará em um novo e grande FIT no ano que vem”, disse o diretor do ITL, que decidiu encerrar o evento deste ano com esta reflexão: “a inovação e a sustentabilidade não são apenas palavras-chave, mas, sim, um chamado para a ação. Continuemos a trabalhar juntos para tornarmos o transporte mais eficiente, ecológico e socialmente responsável. Muito obrigado a todos por fazerem parte do Fórum ITL de Inovação do Transporte – ESG no Transporte!”.
Realizada pelo ITL com patrocínio do Itaú e apoio institucional do Ibmec, a 3ª edição do FIT foi transmitida no canal da CNT, no YouTube: clique aqui.
Conheça, também, a página do evento: https://forum.itl.org.br/