Transportadores brasileiros debatem a participação no setor nas emissões de gases do efeito estufa e projetam ações futuras para compensar os efeitos colaterais de uma atividade econômica essencial

Por Agência CNT Transporte Atual

O transporte reponde, anualmente, por 200 milhões de toneladas de emissões de gases do efeito estufa no Brasil. Esse cenário já preocupa os consumidores e há pressão social para a redução delas. Tal realidade, no entanto, seria uma espécie de efeito colateral de uma atividade econômica valiosa e essencial. Por esse motivo, o transporte “não deixará de poluir, mas pode adotar medidas para a redução das emissões de carbono e de compensações”.

Essa é a avaliação de Karl Schmedders, professor do IMD (International Institute for Management Development), durante o segundo dia do programa acadêmico da Missão Internacional do Transporte – Singapura 2023, nessa terça-feira (14/11). Ficou a cargo aportar importantes insumos a respeito do ESG (ambiental, social e governança) no transporte.

Focado no aspecto ambiental, Schmedders, de maneira pragmática, traçou um panorama sobre a questão das mudanças climáticas hoje, no mundo. Segundo ele, há enorme consenso científico sobre as alterações climáticas provocadas pelo homem:

 

  • O agravamento dos desastres ambientais convencerá mais pessoas das alterações climáticas.
  • Os tomadores de decisões políticos influentes em alguns países/instituições poderosos acreditam na ciência.
  • Regulamentações mais rigorosas se tornarão politicamente viáveis em muitas jurisdições.
  • Novos riscos e oportunidades para as empresas.
  • Os executivos visionários devem incorporar possíveis prejuízos e transições políticas nas estratégias das suas empresas.

À luz desse “senso comum”, Karl Schmedders instou os participantes da Missão Internacional do Transporte a refletirem sobre como as mudanças climáticas afetam as suas empresas; de que maneira elas são impactadas pelas regulamentações ambientais, ou se, até agora, ignoraram as preocupações climáticas.

Abaixo, algumas das indagações e conclusões dessa discussão.

  • As mudanças climáticas afetam a atividade transportadora, especialmente quando ocorrem desastres naturais que danificam as infraestruturas de transporte.
  • No Brasil, faltam incentivos para a transição energética.
  • Necessitamos de um programa em âmbito nacional de renovação da frota de caminhões no país.
  • O transporte não pode ser todo verde e zerar as emissões de gases do efeito estufa amanhã; isso vai levar tempo.
  • Podem ser adotadas ações para compensar as emissões.
  • As empresas devem se engajar mais na questão da regulamentação ambiental e conversar diretamente com os governos.
  • É preciso que órgãos internacionais assumam o compromisso de uma regulamentação ambiental em escala mundial, a qual todos os países terão de cumprir, a fim de evitar desequilíbrios comerciais.
  • O dinheiro da arrecadação no crédito de carbono deve ser reinvestido na sociedade a fim de aplacar problemas sociais.

 

Compensação

No mundo, atualmente, há diversas discussões sobre precificarão do mercado de carbono. O professor Karl Schmedders explica que, em geral, esses debates envolvem dois modelos possíveis: tributação sobre emissões de carbono ou ETS – também conhecidos como Sistemas de Comércio de Emissões. Nesse caso, as empresas negociam “direitos de emissão” que permitem emitir uma tonelada de CO2e.

Segundo o professor Karr, uma autoridade central, geralmente um governo – regional, nacional ou supranacional –, determina um máximo ou um limite absoluto de emissões dentro do ETS, e os direitos de emissão são distribuídos entre os setores empresariais cobertos, geralmente de maneira gratuita ou por meio de leilões, pela quantidade de emissões equivalente ao limite.

Tecnologia a serviço da mobilidade

Fora do campus do IMD, a delegação de transportadores brasileiros realizou visita técnica ao SMRT Corporation Ltd, provedora de serviços de transporte público de Singapura. De acordo com Tan Kuan PENG, presidente de engenharia do SMRT, o principal negócio da empresa é gerenciar e operar serviços ferroviários.

“Isso é complementado pelos nossos serviços de ônibus, táxi e aluguel de veículos particulares. A SMRT está comprometida em fornecer um serviço seguro, confiável e confortável para nossos passageiros”.

Por dia, são mais de 2 milhões (40% da população) de singapurenses que utilizam os trens dessa empresa, que também dispõe de linhas de ônibus e soluções de transporte individual. Atuando com subsídios governamentais para operar, a empresa se vale da inteligência artificial, da tecnologia e de um vasto banco de dados para oferecer melhores serviços e diferentes soluções aos clientes e segurança.

Como seu braço tecnológico, Strides, um dos primeiros operadores mundiais de redes ferroviárias, o SMRT foi um dos pioneiros na criação de sistemas sem condutor, fazendo a transição de uma tecnologia para outra, implementando extensões plurianuais que interligam e integram infraestruturas, sistemas e operações verdes e castanhas, com impacto mínimo às operações e às viagens suburbanas.

A missão

Organizada pelo Sistema Transporte (CNT, SEST SENAT e ITL), a Missão Internacional de Singapura possibilita que, até o próximo dia 18 de novembro, uma delegação de empresários e gestores das maiores transportadoras do Brasil frequente o campus do IMD em Singapura, bem como realize visitas estratégicas a empresas e órgãos singapurenses.