Foi realizada, na última quinta-feira (22/02), a primeira edição do Conselho Nacional de Estudos em Transportes, Custos, Tarifas e Mercado – CONET&Intersindical de 2024, sediado nas dependências da subsede da NTC&Logística, em São Paulo. O evento contou com mais de 450 inscritos e marcou o primeiro encontro oficial da nova gestão da entidade, com a presidência de Eduardo Rebuzzi.
Para iniciar a solenidade de abertura, foram convidados ao palco o presidente da NTC&Logística; o vice-presidente, Antonio Luiz Leite, e os membros da nova Diretoria, do Conselho Fiscal e da COMJOVEM para o quadriênio de 2024 a 2027. Também foram apresentados os vice-presidentes regionais e vice-presidentes extraordinários.
Em seguida, para a composição da mesa de abertura, foram chamados o presidente da entidade, Eduardo Rebuzzi; o presidente da CNT, Vander Costa; o presidente da FETCESP – Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo, Carlos Panzan; o vice-presidente do SETCESP – Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do Estado de São Paulo e Região, Marcelo Rodrigues – representando o presidente da entidade, Adriano Depentor –, e o superintendente de Serviços de Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas (SUROC) da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, José Aires Amaral Filho.
De posse da palavra, o presidente Rebuzzi registrou cumprimentos e fez um breve discurso de abertura.
“Inicialmente, agradeço a presença dos líderes e representantes do setor de transporte, destacando o presidente da Confederação Nacional do Transporte, Vander Costa; os ex-presidentes da NTC aqui presentes – Geraldo Vianna, Flávio Benatti, José Hélio Fernandes, Urubatan Helou e Francisco Pelucio – e faço uma menção especial à Eliana Costa, Nicole Goulart, Ana Jarrouge, Priscila Zanette, Joyce Bessa, Rafaela Cozar e Gislaine Zorzin, em nome de quem cumprimento todas as mulheres que honram o Transporte com sua presença e efetiva participação. Meu agradecimento também ao José Aires Amaral Filho, da ANTT; ao vice-presidente da NTC, Antonio Luiz Leite, e ao diretor financeiro, José Maria Gomes, pela dedicação, ao meu lado, na gestão da Diretoria Executiva. Expresso gratidão às entidades coanfitriãs, FETCESP e SETCESP; a todos que contribuíram para a organização deste evento em tempo reduzido e aos nossos patrocinadores, pelo apoio que sempre dão às nossas iniciativas. Respeitando as gestões anteriores, assumo a diretoria com orgulho e responsabilidade, prometendo uma administração dedicada e produtiva. Enfatizo nossa prioridade no diálogo institucional; no fortalecimento de relações com entidades representativas; na intensificação de serviços às empresas associadas; no desenvolvimento de projetos em resposta às expectativas de nossos parceiros e na atenção às práticas de governança ambiental, social e corporativa; no incentivo à participação das mulheres nas atividades institucionais e o foco em conhecimento, inovação e tecnologia. Registro o compromisso com a realização de eventos significativos para o setor e com a publicação das conquistas da NTC&Logística. Agradeço novamente, a presença de todos, bem como a dos nossos palestrantes, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento do Transporte Rodoviário de Cargas, uma atividade estratégica para o país. Que Deus nos abençoe, viva o transporte, viva o Brasil!”.
Em seguida, o vice-presidente do SETCESP, Marcelo Rodrigues, expressou seus agradecimentos a todos e, em nome do presidente do SETCESP, Adriano Depentor, elogiou: “Presidente Rebuzzi, você formou uma equipe de alta qualidade; parabéns por isso. O ano de 2024 nos reserva grandes desafios graças aos diversos embates políticos que estamos vivendo, e isso faz com que esse evento, o CONET, se torne ainda mais fundamental para o desenvolvimento da nossa atividade. Desejo a todos um grande evento, e uma ótima gestão à nova diretoria”.
O presidente da FETCESP, Carlos Panzan, saudou todos os presentes, bem como os representantes de federações e sindicatos, e acresceu: “A administração da NTC&Logística na gestão anterior foi excelente e, portanto, sabemos que o sarrafo subiu. Mas eu tenho certeza de que o presidente Rebuzzi e sua diretoria apresentada hoje desenvolverão uma gestão de excelência e farão, da nossa associação, uma entidade ainda mais forte”.
José Aires Amaral Filho, superintendente de Serviços de Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas, cumprimentou o presidente Rebuzzi e acrescentou ser uma honra integrar e prestigiar o evento, saudando todos que compunham a mesa e participavam do CONET. “A presença da ANTT, neste momento, é fundamental para trabalharmos em prol do nosso setor. Aproveito também para destacar o prazo do RNTRC e a importância dessa revalidação dentro do cronograma”.
Prosseguindo com as apresentações, o presidente da CNT, Vander Costa, também fez suas observações: “Cumprimento o presidente Eduardo Rebuzzi. Depois de participar da Diretoria da NTC por algumas décadas, abri espaço para a renovação nesta nova gestão. Mas, mesmo sem um título, continuo presente nesta casa e desejo muito sucesso a todos. O relacionamento com a base é crucial, e devemos continuar o desenvolvimento da infraestrutura de transporte no Brasil”. Na oportunidade, o presidente também teceu considerações a respeito das atividades recentes da Confederação.
Após as apresentações, Paulo Caleffi, secretário geral da CIT – Câmara Interamericana de Transportes – e ex-presidente do SINDIBENTO – Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística e da FETRANSUL – Federação das Empresas de Logística e de Transporte de Cargas no Rio Grande do Sul – subiu ao palco para anunciar a próxima edição do CONET&Intersindical. Em acordo com a presidência da NTC&Logística, após manifestação formal de interesse, a próxima edição do evento acontecerá em agosto, em Bento Gonçalves, interior do Rio Grande do Sul.
Apresentações e Palestras
O presidente Eduardo Rebuzzi e o vice-presidente da NTC, Antonio Luiz Leite, mantiveram-se na mesa principal, e a coordenadora geral de Biodiesel e outros combustíveis renováveis do Ministério de Minas e Energia, Lorena Mendes de Sousa, foi convidada a dar início às palestras do CONET, explanando sobre o tema “Adição do Biodiesel e seus Impactos no Transporte Rodoviário de Cargas”.
A coordenadora geral Lorena Mendes de Sousa começou por salientar a importância do biodiesel para a matriz energética brasileira, dando relevo à redução das emissões de poluentes e gases de efeito estufa (GEE).
“Temos um desafio ambiental que tem sido uma pauta muito importante em fóruns internacionais, inclusive da COP 28 (28a Conferência das Partes – COP – da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas – UNFCCC): além de despoluir, temos que descarbonizar. Fato que está diretamente ligado ao aquecimento global”, comentou Lorena Mendes.
Entre outros tópicos da palestra, constaram a segurança energética e seus aspectos, combustíveis energéticos de baixo carbono, além de variáveis que afetam o bom funcionamento dos motores a diesel.
A coordenadora geral também apresentou alguns exemplos de empresas que já utilizam o biocombustível em suas frotas, buscando contribuir com informações importantes.
Dando continuidade ao evento, a gerente Ambiental da CNT, Erica Marcos, abordou os desafios relacionados ao biodiesel brasileiro: “Gostaria de apresentar uma perspectiva diferente sobre o biodiesel no Brasil, onde sua eficiência acaba sendo comprometida. Por isso, na CNT, conduzimos uma pesquisa desde 2021, com mais de 700 empresários do transporte, que revelou opiniões relacionadas a problemas mecânicos nos veículos, contaminação por borra, aumento no consumo de combustível e maior risco de contaminação”.
Prosseguindo com o tema em pauta, a gerente Ambiental salientou outros testes realizados pela Confederação. “Buscamos compreender esse problema de maneira mais científica, procedemos a testes com as novas receitas e especificações da Resolução ANP 920, de 2023, para o biodiesel, conduzidos no último ano. Entre as constatações, observamos um aumento no consumo específico de combustível e no dióxido de carbono. Portanto, entre as medidas emergenciais necessárias, destaco a importância de condicionar acréscimos a testes e ensaios, aprimorar as especificações, implementar medidas de controle de qualidade, ampliar a rota tecnológica e considerar o setor de transporte nas políticas públicas”.
O diretor da Sambaíba Transportes Urbanos, Marcos Araújo, deu continuidade ao assunto do primeiro Painel do CONET: “Venho mostrar para vocês esse teste com o Diesel convencional puro com adição de 15% de Biodiesel em nossas operações, desde janeiro até agosto do último ano, com base em tópicos e projetos avaliados dentro da empresa. Nesse sentido, comprovou-se um grande custo em nossas operações com a troca excessiva de peças e o aumento de combustível. Já no teste com o diesel com 12% (B12), também tivemos uma perda de velocidade do veículo”.
Prosseguindo com o tema em pauta, a gerente Ambiental salientou outros testes realizados pela Confederação. “Buscamos compreender esse problema de maneira mais científica, procedemos a testes com as novas receitas e especificações da Resolução ANP 920, de 2023, para o biodiesel, conduzidos no último ano. Entre as constatações, observamos um aumento no consumo específico de combustível e no dióxido de carbono. Portanto, entre as medidas emergenciais necessárias, destaco a importância de condicionar acréscimos a testes e ensaios, aprimorar as especificações, implementar medidas de controle de qualidade, ampliar a rota tecnológica e considerar o setor de transporte nas políticas públicas”.
O diretor da Sambaíba Transportes Urbanos, Marcos Araújo, deu continuidade ao assunto do primeiro Painel do CONET: “Venho mostrar para vocês esse teste com o Diesel convencional puro com adição de 15% de Biodiesel em nossas operações, desde janeiro até agosto do último ano, com base em tópicos e projetos avaliados dentro da empresa. Nesse sentido, comprovou-se um grande custo em nossas operações com a troca excessiva de peças e o aumento de combustível. Já no teste com o diesel com 12% (B12), também tivemos uma perda de velocidade do veículo”.
Findas as palestras desse primeiro Painel, foi aberta a sessão de perguntas e dúvidas para os palestrantes, acerca do tema debatido.
Seguindo com a programação do evento, o diretor Executivo da CNT, Bruno Batista, discorreu sobre a “Pesquisa CNT de Rodovias 2023”, abordando pontos fundamentais sobre a infraestrutura brasileira, além de se referir a vários outros estudos técnicos e pesquisas realizadas pela CNT, disponíveis no site da entidade.
“Queremos tratar sobre um dos temas mais requisitados, que é a infraestrutura, e explicar mais sobre esse trabalho que é a pesquisa CNT de Rodovias do último ano. Buscamos entender fundamentalmente a malha rodoviária brasileira, sua extensão e pavimentação. Isso faz com que tenhamos uma demanda muito grande em cima do que não está pavimentado ainda, principalmente para os transportadores”, acrescentou Bruno.
O diretor elucidou, em sua palestra, as políticas de metas de outros países com relação às malhas pavimentadas em comparação com o Brasil, o crescimento das rodovias nacionais perante esse ranking e como a Confederação realiza o acompanhamento das rodovias em diversos estados, o qual é realizado em tempo real, focando na confiabilidade e precisão.
Posteriormente, a secretária do CONET, Gil Menezes, realizou a leitura do Comunicado Oficial do evento.
Confira aqui o Comunicado CONET de agosto de 2023.
O assessor técnico da NTC&Logística, Lauro Valdivia, deu continuidade à programação abordando o Índice de Variação do INCT e a Pesquisa Mercado de Transporte de Cargas, comentando o comportamento dos custos do Transporte Rodoviário de Cargas referentes ao segundo semestre do ano de 2023.
Valdivia explanou sobre os resultados financeiros das empresas em 2023; os componentes tarifários do TRC; a Taxa do Seguro Obrigatório; a taxa para produtos farmacêuticos, além de disponibilizar aos associados outros estudos referentes aos diversos segmentos de transporte.
Visando esclarecer os novos custos para o transporte de produtos farmacêuticos, o assessor Técnico disse aproveitar a ocasião, no CONET, “para repassar o lançamento de uma nova taxa, referente à RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) para produtos farmacêuticos, cuja vigência começa no próximo dia 16 de março, com uma série de incumbências para o transportador, ao ser obrigado a monitorar as rotas referentes à temperatura e qualidade dos produtos”.
Além disso, também foi exposta uma explicação quanto ao reajuste do valor do frete, com o objetivo de tornar claros pontos relativos às operações fracionadas e de lotação aos empresários presentes. “O setor tem esse problema a ser resolvido, de como cobrar do cliente os custos da atividade do transporte, que é algo muito difícil”, finalizou Valdivia.
A última palestra do CONET&Intersindical foi proferida pelo economista e professor do IBMEC, Otto Nogami: Cenário Político-econômico – 2024 e Perspectivas Futuras.
“Os desafios e oportunidades que podemos analisar no transporte rodoviário de cargas, vocês conhecem melhor do que eu. É isso que eu quero avaliar com vocês hoje, considerando o modus operandi das empresas, com base nas inovações tecnológicas e na simplificação das operações. Como conseguimos isso? Repensando”, iniciou o economista.
Ao longo de detalhada análise, o professor Otto Nogami apontou os fatores econômicos que impactam diretamente o setor de transporte, como as políticas de comércio exterior e os efeitos nos preços da economia para as operações; políticas fiscais e tributárias, entre outros.
Findas as palestras, o vice-presidente da NTC&Logística, Antonio Luiz Leite, ressaltou: “Foi um evento muito importante com a participação de todos vocês, em um momento em que é preciso discutir os desafios do nosso setor. O evento evidencia a importância de mostrar as iniciativas que o transporte de cargas vem tomando, por meio das nossas entidades, para que os nossos associados possam ficar informados e também os formadores de opinião. O CONET tem esse objetivo e, com os palestrantes que tivemos aqui hoje, com certeza esse objetivo foi alcançado.
Encerrando a primeira edição do CONET&Intersindical de 2024, o presidente Eduardo Rebuzzi registrou: “Gostaria de ratificar agradecimentos, primeiramente, à nossa equipe, tanto na Reunião de Diretoria realizada ontem, quanto no evento de hoje. Tudo funcionou muito bem, e tivemos uma demonstração de carinho e competência da NTC&Logística por todos nós, transportadores. Agradeço também aos palestrantes, todos os debates foram muito interessantes, com assuntos de grande relevância para o setor. Agradeço, por fim, a todos os nossos parceiros, apoios e patrocinadores de mais um grande CONET”.
O CONET&Intersindical foi uma realização da NTC&Logística, tendo a FETCESP e os demais sindicatos do Estado de São Paulo como entidades anfitriãs.
Patrocínio: Fenatran; Mercedes-Benz; Volkswagen Caminhões e Ônibus; Sicredi e Transpocred.
Apoio logístico: Braspress.
Apoio institucional: ABTLP; Sistema Transporte (CNT, SEST SENAT e ITL) e FuMTran.