Fonte: CNT Transporte Atual (29/05/2024)
Na cerimônia com o Ministério das Mulheres, o diretor adjunto Vinicius Ladeira reiterou que a diversidade é uma pauta permanente na instituição
“A diversidade é uma pauta permanente no SEST SENAT. Por isso, a assinatura do termo de compromisso relativo ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, do Ministério das Mulheres, veio para fortalecer ainda mais o que a entidade já pratica internamente com as suas colaboradoras e os seus colaboradores”.
A afirmação é do diretor adjunto do SEST SENAT, Vinicius Ladeira, que participou de cerimônia realizada nessa terça-feira (28), na sede do Banco do Brasil, em Brasília. No evento, ele representou a instituição, que, junto a outras empresas de médio e grande porte e entidades públicas e privadas, totaliza 102 signatários da 7ª edição do Programa.
Segundo ele, o SEST SENAT já vive a equidade de gênero no seu dia a dia, com 57% do quadro de pessoal e 55% dos cargos de liderança exercidos por mulheres, conforme o Censo 2023 do SEST SENAT. Na alta gestão, comanda uma mulher, a diretora executiva nacional da entidade, Nicole Goulart, que, há mais de nove anos, gere cerca de 7 mil colaboradores do Departamento Executivo e de 169 unidades operacionais localizadas em todo o país.
“Essa intensa participação feminina é apenas um dos exemplos de inclusão e demonstra que o nosso compromisso com a diversidade é de longa data. Esse comprometimento, contudo, ultrapassa fronteiras, uma vez que o SEST SENAT envida diversas ações para influenciar positivamente as empresas de transporte, setor econômico de fundamental importância para o país”, afirmou Ladeira.
Ele se refere, por exemplo, ao Programa Qualifica Mulheres, que, há anos, atua pela reinserção das mulheres no mercado de trabalho. Por meio de capacitações gratuitas, o SEST SENAT cria condições que as possibilitem trabalhar no setor de transporte, promovendo, assim, a sua autonomia econômica. “Portanto, a assinatura deste termo de compromisso vem reforçar a importância da nossa atuação em prol da diversidade, especialmente da igualdade de gênero. É uma honra representar o SEST SENAT e as profissionais que lá trabalham”, afirmou o diretor.
Sobre o Programa e Selo
A 7ª edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça objetiva conscientizar e incentivar empregadoras e empregadores a adotarem práticas de gestão de pessoas e de cultura organizacional que promovam a equidade de gênero e de raça no ambiente de trabalho da empresa ou entidade participante.
Ao assinar o termo de compromisso, os signatários se comprometem a conscientizar e estimular práticas de gestão que promovam a igualdade de oportunidades entre mulheres e homens; contribuir para a eliminação de todas as formas de discriminação no acesso, na remuneração, na ascensão e na permanência das mulheres no emprego, além de instituir e implementar um plano de ação.
Na cerimônia, a ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, fez questão de enaltecer o comprometimento das empresas e entidades. “Precisamos trabalhar com perspectiva de que a democracia representa o povo brasileiro e 52% da população são mulheres. Com a discussão de uma mudança organizacional das empresas públicas e privadas, estamos pensando em redirecionar o comportamento cultural desse país”, disse. Para ela, esse gesto simples (a adesão ao Programa) pode salvar a vida de muitas mulheres. “Quero agradecer pelo compromisso e pela adesão das empresas que estão aqui hoje”, afirmou.
As empresas que cumprirem com as metas do Programa receberão do governo federal o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, que, desde 2005, reconhece iniciativas de igualdade no ambiente de trabalho, combatendo ativamente as discriminações.
O Pró-Equidade de Gênero e Raça é uma iniciativa do governo federal, coordenado pelo Ministério das Mulheres em parceria com a ONU Mulheres, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Ministério da Igualdade Racial e o Ministério do Trabalho e Emprego.
Também participou do evento a gerente executiva de Governança e Estratégia do SEST SENAT, Gabriela Rizza.
Clique aqui para conferir como foi a cerimônia.