O evento marcou o início de uma mobilização nacional que reafirma o compromisso coletivo com a segurança viária e a cultura de paz no trânsito
Fonte: Agência CNT Transporte Atual – 17/09/2024
O evento marcou o início de uma mobilização nacional que reafirma o compromisso coletivo com a segurança viária e a cultura de paz no trânsito. A Semana, que vai de 18 a 25 de setembro, será marcada por ações em todo o Brasil, organizadas por órgãos governamentais e entidades do setor, sob a coordenação da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), do Ministério dos Transportes.
Durante a cerimônia, o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, ressaltou a importância de conscientizar a população sobre o impacto das atitudes no trânsito. “Enfrentamos grandes desafios. Hoje, 35 mil pessoas morrem anualmente em acidentes de trânsito, e essa realidade foi banalizada. Precisamos mostrar esses números de forma clara, para que as pessoas entendam, por exemplo, a importância de reduzir a velocidade para salvar vidas”, afirmou.
Mais de 150 atividades estão programadas em todas as regiões do Brasil, incluindo palestras, seminários, ações educativas e de fiscalização, com o tema deste ano: “A paz no trânsito começa por você”, escolhido por votação popular. Durante o evento, também foi apresentada a mensagem que será utilizada nas campanhas de 2025: “Desacelere. Seu bem maior é a vida”.
Entre os presentes, estavam Maria Carolina Noronha, assessora governamental da CNT (Confederação Nacional do Transporte), e os analistas do SEST SENAT Christian Riger e Rebecca Rosal.
Mobilização Nacional do SEST SENAT
Em comemoração à Semana Nacional de Trânsito 2024, o SEST SENAT promove, ao longo de setembro, uma Mobilização Nacional em suas Unidades Operacionais nas cinco regiões do país. Com o tema “Na rua ou na calçada, trânsito seguro é você quem faz”, as atividades incluem ações de conscientização, promoção da saúde, qualificação profissional e empregabilidade.
O objetivo dessas iniciativas é reforçar que o respeito e a paz no trânsito são responsabilidade de todos: motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas. Enquanto os motoristas devem respeitar os limites de velocidade e as regras de circulação, os pedestres precisam utilizar as faixas de travessia e estar atentos ao movimento ao redor. Ciclistas e motociclistas, por sua vez, devem seguir as normas de trânsito e utilizar equipamentos de segurança.
Além das Unidades Operacionais, as ações de mobilização serão realizadas em locais de grande circulação, como terminais de cargas e passageiros, pontos de parada, postos de combustíveis, empresas de transporte e outros espaços públicos.