A FETRANSCARGA, o SINDICARGA e representantes do Setor Portuário participaram, nesta quarta-feira, de uma importante reunião com o secretário de Governo do Estado do Rio de Janeiro, Rodrigo Bacellar.

A meta do governador Cláudio Castro é trabalhar pela desburocratização, gerando mais 30 mil empregos e R$ 200 milhões em arrecadação até o final de 2022. Estas conquistas virão com a recuperação inicial do movimento Portuário, na ordem de 45 mil contêineres/ano.

A ação do governo faz parte do programa Rio Importa + (Decreto 46.781/19 e Lei 9.025/20), que altera regras de tributação de produtos importados pelos portos e aeroportos do Estado. A expectativa é transformar o Rio de Janeiro em um grande Hub Logístico, para atendimento às cargas de importação e exportação das regiões Sudeste e Centro-Oeste, principalmente.

Participaram do encontro o presidente do SINDICARGA, Silvio Carvalho; Filipe Coelho, diretor de Assuntos Portuários da FETRANSCARGA; Rafael Giro, assessor Jurídico da FETRANSCARGA; Roberto Lopes e Thomas Klien, da Terminais Portuários, e Beatriz Pereira, da Abradisti (Associação Brasileira da Distribuição de Tecnologia da Informação).