Veículos leves registram aumento de 1,4%, mas pesados caem em relação a junho

 

São Paulo, 10 de agosto de 2021 – O índice ABCR referente a julho de 2021 apresentou crescimento de 1,6% no comparativo com junho, considerando os dados dessazonalizados. O fluxo de veículos leves avançou 1,4%, enquanto o de pesados caiu 1,4%. O índice que mede o fluxo pedagiado de veículos nas estradas é construído pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias – ABCR, juntamente com a Tendências Consultoria Integrada.

 

Comparado ao mesmo período de 2020, o índice total avançou 17,9%. O fluxo pedagiado de veículos leves subiu 24,2%, enquanto o fluxo de pesados cresceu 3,7%.

 

Nos últimos 12 meses, o índice total acumula avanço de 4,1%, fruto da alta de 8,2% no fluxo de veículos pesados e de 2,6% no de veículos leves.

 

Assim, no acumulado do ano, o índice total subiu 12,7%, resultado determinado pela elevação de 11,8% na circulação de veículos pesados e de 13,1% de leves no período.

 

“Os dados mostram a continuidade da retomada do fluxo de veículos leves, diante do progresso da campanha de vacinação e melhora do quadro sanitário no País. Por outro lado, o fluxo de pesados começa a apresentar os impactos negativos da queda de desempenho do setor industrial”, afirma Andressa Guerrero, analista da Tendências Consultoria. “O fluxo de veículos pesados está 4% acima do patamar observado no pré pandemia, mas começa a exibir dificuldades em manter o ritmo de crescimento”, explica.