“A participação de todos vocês que estão aqui presentes foi essencial para a aprovação de medidas importantes para o transporte de cargas, como a aprovação do Documento Eletrônico do Transporte (DT-e), a extensão da desoneração da folha de pagamento até 2023, a regulamentação do veículo de 4 eixos e a mistura de 10% do biodiesel, pauta pela qual lutaremos neste ano para tentar chegar a 7%”, ressaltou.
Ainda sobre a desoneração da folha de pagamento, Pelucio ressaltou o trabalho do vice-presidente de segurança da entidade, Roberto Mira, por todo o empenho e dedicação ao tema, junto ao governo federal.
Na oportunidade, o presidente também agradeceu às entidades apoiadoras do evento, os patrocinadores, parceiros e colaboradores por todo o empenho e disposição para fazer com que o evento acontecesse.
O presidente aproveitou a ocasião para destacar o trabalho da NTC&Logística, representada pela sua Comissão de Jovens Empresários e Executivos (COMJOVEM), no apoio e na prestação de solidariedade às vítimas das chuvas na cidade de Petrópolis (RJ), e solicitou um minuto de silêncio aos convidados para homenagear os mortos pela tragédia.
Eduardo Rebuzzi, vice-presidente da NTC&Logística
Eduardo Rebuzzi, vice-presidente da NTC&Logística parabenizou seu companheiro de trabalho, presidente Francisco Pelucio, e toda a equipe da entidade pelo evento e ressaltou o trabalho que vem sendo desenvolvido em prol do transporte de cargas brasileiro. Ele também agradeceu o apoio das entidades e do governo federal pela contribuição com as principais pautas do setor.
Vander Costa, presidente da CNT em discurso via zoom
Presente em transmissão online, o presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Vander Costa, lembrou o atual momento no cenário político e econômico internacional e as eleições deste ano. “Para o avanço do setor de transportes, é fundamental que votemos de maneira correta, pois só assim as excelentes atuações do presidente Jair Bolsonaro e do ex-presidente Michel Temer poderão ser mantidas e nós poderemos avançar em outras pautas essenciais para o segmento”, afirmou. Ele aproveitou o momento para destacar o trabalho desenvolvido pela NTC, bem como o do presidente Francisco Pelucio, nas causas do transporte rodoviário de cargas, e se colocou à disposição para contribuir no que for preciso com as entidades e empresas do setor.
Carlos Panzan, presidente da FETCESP
Também fez parte da mesa o presidente da FETCESP – entidade anfitriã do evento –, Carlos Panzan, que agradeceu o convite do presidente Pelucio e lembrou as outras edições do CONET&Intersindical. De acordo com o presidente Panzan, “mesmo com as condições incertas de saúde, não podemos deixar de fazer o CONET&Intersindical. A abrangência de regiões cobertas pelo Conselho mostra a necessidade do evento, pois é o espaço onde podemos organizar o planejamento do setor durante o ano todo, assim como as suas necessidades, conquistas e solicitações frente ao governo federal”.
Além dos representantes de entidades e empresários do setor e dos associados da NTC&Logística, o CONET contou com a presença ilustre de lideranças na segurança pública e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Rafael Vitale, diretor-geral da ANTT
Sob o protagonismo do seu diretor-geral, Rafael Vitale Rodrigues, a ANTT busca a valorização dos diferentes modais. Rafael Vitale destacou o papel de relevância que o transporte rodoviário possui no mercado. “Na ANTT, o TRC tem um lugar especial, e a nossa missão é garantir a infraestrutura e um serviço de qualidade. O meu trabalho é fazer isso e estar próximo de vocês na busca por soluções. A Agência não é uma instituição fechada, estamos sempre junto de vocês, afinal, não queremos e não podemos ser um peso e um obstáculo para vocês. É preciso regulamentar, mas sempre em busca de um serviço de qualidade e uma relação harmoniosa com vocês”, declarou Rafael Vitale.
Antônio Fernando de Miranda, superintendente da PRF de São Paulo
O superintendente da PRF de São Paulo, Antônio Fernando de Miranda, esteve na abertura e agradeceu o apoio da Associação à sua posse. “Estou há apenas oito meses no cargo de superintendente, mas tenho 28 anos de estrada. Agradeço a oportunidade de participar deste acontecimento e a ajuda da NTC&Logística no fornecimento de informações para estarmos sempre melhorando o nosso trabalho. Estendo o companheirismo da PRF também à ANTT, à Polícia Militar e à Polícia Civil, e estamos à disposição para o que vocês precisarem”, complementou Antônio.
Início das palestras e divulgação da pesquisa de mercado
Guilherme Theo Sampaio, diretor da ANTT
A primeira palestra ficou sob a responsabilidade do diretor da ANTT Guilherme Theo Sampaio. Ele demonstrou a dimensão do modal rodoviário para o PIB nacional, fez uma retrospectiva das principais ações da ANTT em 2021 e salientou as ações vistas pela Agência como prioridade para este ano. “O TRC representa 1,4% do PIB, possui mais de 2,5 milhões de veículos espalhados pelo país, gera R$ 104 bilhões (só com entregas e geração de frete) e mais de 1 milhão de empregos”, ilustrou o diretor em sua fala. Ele aproveitou o momento para dizer do apreço especial que tem pelo setor e parabenizou o trabalho desenvolvido pela entidade ao longo dos anos e principalmente na gestão do presidente Francisco Pelucio, a qual acompanha desde o início.
Deputado Federal Jerônimo Goergen Deputado Federal Vanderlei Macris
Foi dada sequência à programação de palestras com a mesa composta pelos deputados federais Jerônimo Goergen e Vanderlei Macris. Goergen foi o redator oficial da proposta de criação do DT-e e um parceiro importante da NTC&Logística na comunicação das demandas do transporte rodoviário de cargas na esfera federal. Ele aproveitou sua fala para relembrar essas conquistas e lembrar sua reeleição este ano, fato reforçado e apoiado pelo Deputado Vanderlei em declaração a favor do TRC brasileiro e das medidas de incentivo ao segmento. Os parlamentares discorreram sobre o panorama brasileiro em termos políticos e as principais demandas que vêm sendo trabalhadas na Câmara dos Deputados. Ambos são parceiros e grandes entusiastas do TRC.
Marlos Melek, juiz federal do TRT
Narciso Figueirôa Junior, assessor Jurídico da NTC&Logística
Outra personalidade recorrente nos eventos da Associação, o juiz federal do TRT da 9ª Região, Marlos Melek, esteve acompanhado do assessor jurídico da NTC&Logística, Narciso Figueirôa Junior, para analisar os caminhos alternativos para o financiamento sindical no Brasil, após a aprovação da Reforma Trabalhista pelo ex-presidente Michel Temer em 2017. Ele também falou de questões trabalhistas e como o empresariado precisa enfrentar esses desafios ao longo dos anos.
Alex Agostini, economista-chefe da Austin Rating
Depois deles, o economista-chefe da Austin Rating, Alex Agostini, apresentou uma palestra completa sobre os cenários da economia brasileira para 2022. Na visão do economista, o superávit primário que observamos na década e no ano de 2021 provavelmente não persistirá em 2022 e 2023, o que forçará o aumento do câmbio e, por consequência, do IGP-M, e maior atenção ao orçamento familiar dos brasileiros e, por consequência, das empresas.
Tarcísio de Freitas, ministro da Infraestrutura do Brasil
Presença aguardada por todos os convidados, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, ressaltou o papel da NTC&Logística na defesa dos direitos do segmento transportador e a contribuição da entidade em audiências e reuniões no Governo Federal, para a criação e implementação de políticas públicas que atingem diretamente o transporte rodoviário de cargas.
Eduardo Rebuzzi, vice-presidente da NTC&Logística; Roberto Mira, vice-presidente de Segurança da NTC&Logística, e Francisco Pelucio, presidente da NTC&Logística, com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o deputado federal Jerônimo Goergen e Carlos Panzan, presidente da FETCESP
“Durante o ano de 2021, enfrentamos uma recessão na Argentina, o desastre de Brumadinho, a pandemia da covid-19 e uma crise hídrica. Não é fácil suportar tudo isso, mas permanecemos resilientes. O setor de transporte está muito machucado por essas crises, mas garanto aos senhores (as) que há um esforço enorme do Governo para resolver essa questão. O Minfra é parceiro dos transportadores brasileiros e agradeço as portas proporcionadas a mim por vocês”, declarou o ministro Tarcísio.
Ele também fez um panorama do crescimento da pasta nos últimos anos, destacando o compromisso com a infraestrutura de qualidade de que o Brasil precisa. Na oportunidade, respondeu perguntas e questionamentos dos convidados.
Dando continuidade ao evento, a assessora Jurídica da entidade e secretária do CONET&Intersindical, Gildete Menezes, seguiu o protocolo do congresso e leu o Comunicado Oficial do CONET de fevereiro de 2022.
Final do evento e agradecimentos
O assessor técnico da NTC&Logística, Lauro Valdivia, ficou com a tarefa de analisar e explicar os motivos desses resultados. O engenheiro é responsável pela divulgação do Índice Nacional de Custos do Transporte de Cargas (INCT), calculado pelo DECOPE com base em apuração feita no semestre anterior junto às empresas do setor.
De acordo com Lauro, os números do segundo semestre de 2021 explicam-se, sobretudo, pelas alterações no preço dos combustíveis. Cerca de 50% dos custos operacionais de um caminhão bitrem 9 eixos são com a compra de diesel, cujo preço apresentou, segundo o documento, um aumento de 49%, maior do que o do primeiro semestre (46%).
A pesquisa também chamou a atenção para a variação de 59% no preço dos veículos leves, de 45% em caminhões médios e para a defasagem de 13% do frete cobrado pelas transportadoras às empresas contratantes.
Os agradecimentos e a finalização do CONET&Intersindical de fevereiro de 2022 foram feitos pelo presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio, e pelo vice-presidente da entidade, Eduardo Rebuzzi. O deputado federal Jerônimo Goergen e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, comemoraram e agradeceram pela proximidade com o setor de transporte, e se despediram com expectativas positivas para os eventos seguintes.
O evento foi acompanhado por representantes de entidades do transporte rodoviário de cargas de todo o Brasil, empresários, patrocinadores, apoiadores e autoridades públicas.
O CONET&Intersindical online foi uma realização da NTC&Logística e teve, como entidade anfitriã, a FETCESP; como entidades apoiadoras, a ABTLP e o Sindipesa; patrocínio diamante da Pamcary e da Roadcard; patrocínio ouro do Consórcio Maggi, Mercedes-Benz, Volkswagen Caminhões e Ônibus, FENATRAN e Transpocred; patrocínio prata da Autotrac e da Iveco; apoio institucional da CNT/SEST SENAT/ITL e da FuMTran; apoio do SETCAPP, SETCAR, SETCARP, SETCARSO, SETCATA, SETCESP, SETRANS, SINDECAR, SINDETRANS, SINDETRAP, SINDIBRU, SINDICAMP, SINDISAN e SINDIVAPA.