CAMILO COLA

26/07/1923 – 29/05/2021

Faleceu, de causas naturais, o empresário e ex-deputado federal Camilo Cola, aos 97 anos, na noite do dia 29 de maio, em Cachoeiro do Itapemirim (ES). Velório e sepultamento foram realizados no domingo (30/05), na Fazenda Pindobas, em Venda Nova do Imigrante (ES).

Foto: Divulgação Câmara dos Deputados

Capixaba de Conceição do Castelo, descendente de imigrantes italianos – Pedro, seu pai, foi o primeiro Cola nascido no Brasil –, menino criado em fazenda, soldado integrante da Força Expedicionária Brasileira (FEB), ex-combatente da Segunda Guerra Mundial. Apenas o começo de uma intensa trajetória.

 

Camilo Cola foi fundador do Grupo Itapemirim, que teve início em 1953, com a Viação Itapemirim, do transporte rodoviário de passageiros. Foi proprietário, também, de empresas de outros setores e fazendas no Espírito Santo.

 

No âmbito político, teve importantes atuações, inclusive como deputado federal pelo Espírito Santo, de 2000 a 2008, e de 2011 a 2015.

 

Foi presidente da Confederação Nacional dos Transportes Terrestres – CNTT, hoje CNT – Confederação Nacional do Transporte, no triênio 1987/1990. A propósito, vale a citação do próprio Camilo, em sua autobiografia, “A Estrada da Vida”.

“Já tinha uma Diretoria de escol. Como primeiro vice-presidente, Délio Sampaio Filho, com Denisar de Almeida Arneiro, Agrário Marques Dourado, Rosiere Pavanelli Filho, Nelson Rodrigues dos Santos, José Fioravanti, Raimundo Feitosa de Carvalho (…), e contando com Oswaldo Dias de Castro e Sérgio Barsalobre como primeiro e segundo secretários, e Reginald Uelze e Olga Barone como primeiro e segundo tesoureiros. No Conselho Fiscal, a segurança de Jorge Vieira Dias e Thiers Fattori Costa, o qual viria a me suceder, em 1990, na presidência da Confederação”.

 

Em 12 de setembro de 1992, foi realizada a solenidade de instalação da Ordem do Mérito do Transporte Brasileiro – Medalha JK e a entrega das insígnias. Instituída pela Resolução Normativa no 002, de 28/11/1991, na gestão Thiers Fattori Costa, a comenda tem por patrono o ex-presidente Juscelino Kubitschek e se destinava a homenagear personalidades de destaque na prestação de serviços ao setor de Transporte. Naquela ocasião inaugural, coube a Camilo Cola a honraria no mais alto grau, a Grã-Cruz.

 

Muitas foram as homenagens e premiações ao ilustre capixaba. Pela significativa contribuição para o desenvolvimento do setor de Transporte, Camilo foi distinguido, em 2020, com a Medalha do Mérito Mauá, do Ministério da Infraestrutura.

Camilo Cola e Tarcísio de Freitas, ministro da Infraestrutura

 

O presidente da FETRANSCARGA, Eduardo Rebuzzi, também em nome da diretoria da entidade e dos sindicatos filiados, solidariza-se com familiares e amigos do empresário Camilo Cola, e manifesta sincero pesar pela perda desse destacado representante do Transporte na história do Espírito Santo e do Brasil.