Entidades do aquaviário divulgaram, na terça-feira (28/03), publicação que utiliza abordagem ESG

Por Agência CNT Transporte Atual

28/03/2023 – 14h58

Foi lançado, nesta terça-feira (28/03), o “Guia de Melhores Práticas de Sustentabilidade Portuária: A Estratégia ESG”.

A publicação é resultado de um estudo conduzido pelo Grupo de Pesquisa LabPortos da UFMA (Universidade Federal do Maranhão), em parceria com a ATP (Associação de Terminais Portuários Privados) e a Abeph (Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias). O evento ocorreu na sede da CNT (Confederação Nacional do Transporte), em Brasília.

Pioneiro em aplicar indicadores ESG (ambiental, social e governança) ao setor portuário, o documento reúne 42 melhores práticas ambientais; 43 sociais e 13 de governança – tanto para portos públicos quanto para os privados. Seu objetivo é ser “uma bússola para a compreensão da sustentabilidade, para a sensibilização e para a adoção de boas práticas para o setor”, definiu o professor Sérgio Cultrim, coordenador técnico do estudo.

O presidente da CNT, Vander Costa, compôs a mesa da cerimônia. Também estiveram presentes: o almirante Murillo Barbosa, diretor-presidente da ATP; Luiz Fernando Garcia da Silva, presidente da Abeph; Flávia Nico, representante da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários; Eduardo Ney, diretor geral da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários); Janaína Cunha Vieira, coordenadora de Licenciamento Ambiental de Portos e Estruturas Marítimas do Ibama, e o deputado federal Edinho Bez (MDB-SC), representando a Frenlogi (Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura), entre outros.